Thursday, August 13, 2009

Panfleto Libertário 3

"Nós devemos ao capitalismo quase todas as coisas que possuímos sob o nome de civilização atualmente. O progresso extraordinário do mundo desde a Idade Média não foi causado pelo mero gasto de energia humana, nem mesmo pelos vôos de nossa imaginação, já que os homens trabalharam desde os tempos mais remotos e alguns deles tinham um intelecto inigualável. Não, esse progresso foi causado pela acumulação de capital. Essa acumulação permitiu que o trabalho fosse organizado economicamente e em grande escala – aumentando, assim, enormemente a sua produtividade. Ela forneceu a maquinaria que diminuiu gradualmente a labuta humana e que libertou o espírito do trabalhador, que anteriormente era indistinguível de uma mula. E, principalmente, possibilitou uma preparação mais longa e melhor para o trabalho. Assim, toda arte e artesanato expandiram o seu escopo e alcance, e uma grande quantidade de artes novas e altamente complexas apareceram. Acredito que a liberdade é a única coisa genuinamente valiosa que os homens inventaram. Acredito que é melhor ser livre do que não ser livre, mesmo sendo a primeira opção perigosa e a segunda segura. Acredito que as melhores qualidades do homem apenas podem florescer ao ar livre – que o progresso obtido sob a sombra do bastão dos policiais é um progresso falso, e não tem nenhum valor permanente. Acredito que qualquer homem que coloque a liberdade de outro sob sua guarda irá, certamente, se tornar um tirano, e que qualquer homem que abra mão de sua liberdade, mesmo que seja apenas um pouco dela, se tornará, certamente, um escravo. Em qualquer disputa entre um cidadão e o governo, é meu instinto ficar ao lado do cidadão. Sou contrário a qualquer esforço para tornar os homens virtuosos através da lei." - H. L. Mencken.

3 comments:

Anonymous said...

O povo da estrelinha deve odiar o Mencken. O povo da estrelinha odeia inteligência, odeia reciocínios claros, odeia tudo que
vem da razão. O povo da estrelinha gosta de Chávez, de Evo e de Castro, 3 mentes brilhantes, que venceram graças à força de suas ideias. O povo da estrelinha faz qualquer coisa por poder, inclusive nada. Pena que nossos Menckens morreram todos, para gáudio do povo da estrelinha. Que saco, quando esses caras irão embora?

sol_moras_segabinaze said...

Soon, I hope.

Marco said...

Grande Mencken!