Thursday, August 27, 2009

Assimetria de informação e mercado "perfeito"

O que economistas como Stiglitz querem ao repetir conceitos como a "assimetria de informação"? Justificar a atuação do governo na obstrução e regulação do mercado. Pense bem, quem possui as mesmas informações? Ninguém. Todos são diferentes e têm backgrounds diferentes. Se todos tivessem o mesmo nível de informação, qual seria o ponto de se pesquisar, de se testar, de se aprimorar, de se fazer e tomar, enfim, ciência? Não haveria aprendizado, nem professores e alunos, nem pais e filhos. Não haveria, em suma, troca de informação, ela já estaria dada pela "simetria de informação". O livre-mercado se justifica porque ninguém é capaz de ter todo o conhecimento do mundo e a competição serve justamente pra se descobrir - num processo de tentativa e erro - a melhor maneira de se usar os recursos escassos. O mercado "perfeito" é um caso parecido. Ora, é óbvio que o mercado não é "perfeito". Como seria possível, aliás, um mercado "perfeito" formado por seres humanos imperfeitos? É exatamente o papel dos empreendedores e inovadores se anteciparem ao que os outros ainda não perceberam pra satisfazer as pessoas e, assim, lucrarem. Economistas como Stiglitz falam sem parar em como os mercados não são "perfeitos". Concordo com ele. Agora, qual é a alternativa? Concentrar poder nos políticos e burocratas? Eles fazem parte de uma outra espécie e são, por acaso, "perfeitos"?

4 comments:

José K said...

Haha! Grande descoberta do Stiglitz! Hayek já falava disso há tempos... A diferença é que ele dizia -- e daí? --, afinal, é melhor ser livre num mercado imperfeito do que um escravo em uma economia planejada.

Como o Lucifer de Milton, em Paradise Lost -- "Better to reign in hell than to serve in heaven". ("heaven" bem metaforicamente, porque uma economia planejada só é "heaven" na cabeça de um comuna ou de quem lucra com isso.)

sol_moras_segabinaze said...

Isso, Hayek.

Eduardo Pinha said...

Mandei um email no hotmail, vc ainda usa?
abs

sol_moras_segabinaze said...

Uso sim, respondi lá. Ab