Thursday, July 09, 2009

Sobre achar que se tem a razão

As pessoas acham, né? Elas sabem das suas contradições e limitações, mas imaginam que possam ver as coisas com clareza e um certo distanciamento. Ou não, sei lá, estou falando de mim. Então você tem um insight e exclama: "Putz, lógico! Como é que eu não tinha pensado nisso antes?" Você examina as outras possibilidades, mas nada parece fazer tanto sentido. Paciência se vai haver oposição, nada do que é bom vem fácil. Bom, talvez a masturbação. Você reconhece que a verdade não tem dono, mas que se aproximar dela é possível numa busca que não acaba nunca. Você não quer andar por aí sem entender minimamente como as coisas funcionam. A ignorância não é uma bênção, é um risco pra sobrevivência. Por saberem pouco, as crianças precisam de responsáveis. Então você e as suas sinapses se embrenham entre as teorias e os fatos, tentando encontrar uma lógica nos acontecimentos. Essa investigação tem uma testemunha privilegiada: você, que é humano como todos os outros. "Nada do que é humano me é estranho." Quer dizer, essa é uma meia verdade, vez ou outra estranho certos comportamentos. Mas ei, é só mais uma frase de efeito. Se discorda do outro, você tenta mostrar a sua opinião com educação. Não, você não concorda com aquilo que está sendo dito por isso, isso e por aquilo. Não, não estou te chamando de burro, estou dizendo que talvez você esteja enganado nessa questão. Sim, eu também posso estar enganado. Mas ouça o que eu tenho a dizer e bata um papo com a sua consciência a respeito, por gentileza.

No comments: