Wednesday, July 29, 2009

Jacó luta com Deus

"Levantou-se, ainda de noite, tomou suas duas mulheres, suas duas escravas e os 11 filhos e passou o vau de Jaboc." Não sei o que aconteceu com o décimo segundo filho de Jacó e nem o que é um "vau". "Vai no Google!" Tá lá, "trecho de um rio, lago, mar com profundidade suficientemente rasa para passar a pé". "Quando depois ficou sozinho, um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora. Vendo que não podia vencê-lo, atingiu-lhe a coxa, de modo que o tendão da coxa de Jacó se deslocou. O homem disse a Jacó: 'Larga-me, pois já desponta a aurora.' Mas Jacó respondeu: 'Não te largarei, se não me abençoares.'" Que maluquice. Um cara surge do nada e começa a lutar com Jacó. Não são apresentados os motivos, mas a briga é sangrenta. O homem desconhecido vê que não pode vencer Jacó, ao mesmo tempo em que desloca a coxa de Jacó. Talvez a vitória pudesse ser construída a partir daí, não é mesmo? Como loucura pouca é bobagem, Jacó se dirige ao homem que se esforça para matá-lo e pede a sua bênção. O homem (na Bíblia ele não tem asas) pergunta o nome ao ferido e diz: "Doravante não te chamarás Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com homens, e venceste." Deus foi derrotado? Essa é nova. Jacó foi então abençoado e saiu mancando. "Por isso os israelitas não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo."

2 comments:

Fred said...

Algumas respostas:

Jacó passou com seus onze filhos porque Jacó só tinha onze filhos, seu décimo segundo filho (ao qual vc se refere) era na verdade uma filha, Diná. Na verdade, Diná é a 11ª filha e José o 12º.

Outra observação é que o homem vê que Jacó não podia vencê-lo e não o contrário, por isso fere Jacó na juntura da coxa.

Jacó, que significa enganador, passa a se chamar Israel, "aquele que lutou com Deus" e o lugar recebe o nome de Peniel, pois ali Jacó vira a face de Deus.

Graça e Paz
Fred Gaze / RJ

Anonymous said...

vc ta certo rapaz... o que acontece é que essas pessoas estão bricando com Deus. dizendoq eu ele perdeu para jaco, o que acontece é que ele não queria machucar nen farir jaco por isso deslocou a coxa de jaco.. Deus é podereso nao existe não nada nesse mundo que ele possa resolver. Deus é justiça. Deus sabe o que faz,