Monday, July 20, 2009

A esquerda nacionalista

"Paralelamente, desenvolve-se a infiltração comunista no Brasil. Como na China, dentro de algum tempo não haverá alternativa entre o grupo corrupto que domina o poder e a máquina comunista, montada à custa dessa corrupção que paralisa o país e neutraliza todas as resistências." Profético raciocínio de Carlos Lacerda ainda em 1956. Não há muito paralelo entre o liberalismo e Lacerda, que sempre se definiu como um "pragmático", ou seja, alguém que não se aferrava a princípios ideológicos. Quer dizer, já li ele se declarando como um "democrata cristão", mas não sei exatamente o que isso significa. Pelo subjetivismo da coisa, talvez significasse qualquer coisa que ele considerasse correta. De qualquer maneira, uma mistura entre a esquerda que quer o estado mandando e desmandando na economia e o nacionalismo patrimonialista que quer manter os seus privilégios ancestrais resume bem o estado de coisas no Brasil com a ascenção do PT ao poder. Quem está dentro da máfia dominante fica satisfeito e quem lutava pela "justiça social", se não está totalmente feliz pela falta de mudança no "sistema", pelo menos tem a sensação de que algo está sendo feito pelos mais necessitados. Eu não concordo absolutamente com isso, mas acho que é o que tá rolando.

1 comment:

Ozzie said...

Exato. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Somos um povo de segunda classe, ninguém parece ligar para falta de segurança, saúde e liberdade nos dias de hoje.

O pragmatismo de hoje é ter dinheiro em conta, uma partida de futebol na TV e/ou um parceiro sexual cobiçado. Não evoluímos nada além do pão e circo.