Friday, July 10, 2009

Discutindo futebol 2

Quer dizer, pensando bem, a torcida influencia sim, comparecendo ao estádio e comprando produtos do clube. Influencia porque isso reverte em dinheiro e patrocínios pro time, que pode então comprar os melhores jogadores. Influencia também ao enaltecer ou vaiar determinado jogador, pressionando o técnico a fazer isso ou aquilo. Claro que, uma vez em campo, quem decide são os jogadores, mas os times com maior torcida são também os maiores candidatos aos títulos. Há uma lógica aí, obviamente. E isso diz um pouco do espírito gregário (numa interpretação positiva) ou de manada (numa interpretação pejorativa) do ser humano. A torcida cresce porque o time ganha ou o time ganha porque a torcida cresce? Quanto mais gente torce por um time, mais pessoas tendem a torcer por esse time. A solidão e a dissidência cobram um preço que o camarada decide ou não pagar se a sensação de independência compensar o custo. Ou então o cara nem liga pra futebol. "Muito investimento emocional pra pouco controle da situação." Na adolescência, uma derrota feia do Flamengo prejudicava a minha semana. Não deixei de acompanhar, mas tenho hoje um distanciamento que poupa a minha indignação pra assuntos mais importantes, como o volume da rádio AM da vizinha.

1 comment:

Djalma said...

Quando vejo o Zico com a camisa do Flamengo lembro da minha infância e começo da minha adolescência . Faz tempo. rs...rs. O Flamengo tinha time sensacional mesmo sendo palmeirense acompanhei o time vermelho e preto de perto . Em 1981, vi todos os jogos do Flamengo na Libertadores e me lembro muito bem jogo da final . Também, lembro do jogo da final do Mundial contra o Liverpool . Foi um verdadeiro passeio no primeiro tempo foi 3x0 . No Rio de Janeiro, o time que mais gosto é o Mengão . Que saudade do meu tempo de menino !