Thursday, July 23, 2009

Isaac abençoa Jacó

"Quando Isaac ficou velho, seus olhos se enfraqueceram e já não podia ver. Chamou, então, o filho mais velho, Esaú: 'Meu filho!' Este respondeu: 'Aqui estou!' Isaac lhe disse: 'Como vês, já estou velho e não sei qual será o dia de minha morte. Pega as tuas armas, as flechas e o arco e sai para o campo. Se apanhares alguma caça, prepara-me um assado saboroso, como sabes que eu gosto, e traze-o para que eu o coma e te dê a bênção antes de morrer." Rebeca, mulher de Isaac e mãe de Esaú e Jacó, ouviu tudo. Como Jacó era o seu filho favorito, ela o alertou: "Vai ate o rebanho e traze-me dois cabritos gordos. Com eles farei para teu pai um assado saboroso como ele gosta. Depois, leva-o a teu pai para que ele coma e te dê a bênção antes da sua morte." Quanta intriga, parece até novela. Jacó respondeu à mãe: "Mas Esaú é peludo, enquanto a minha pele é lisa. Se o pai me tocar, vai me considerar um impostor e atrairei sobre mim a maldição em vez da bênção." A mãe insistiu e lá foi Jacó tentar ludibriar o pai. Se vestiu com as roupas do irmão enquanto a mãe preparava o assado do golpe e conseguiu enganar o pai cego direitinho, que o abençoou com aquele papo de que o povo o iria servir, as nações se prostariam diante dele e toda aquela divina escravidão patrocinada pelo Senhor. Esaú voltou da caça e, depois de ser informado de que Jacó já havia sido abençoado, pediu ao pai: "Não tens mais do que uma bênção, meu pai?" No que o pai, magnânimo, recitou: "Longe da terra fértil será a tua morada e sem o orvalho que desce no céu. Viverás da tua espada e servirás ao teu irmão; mas logo que te soltares, sacudirás o jugo do teu pescoço." Isto é, por ter sido enganado pelo irmão Jacó, Esaú foi consagrado como seu servo. Isso não vai acabar bem.

1 comment:

Raphael Moras de Vasconcellos said...

Eu poderia ler a Bíblia comentada por você Sol, é muito mais divertida.