Monday, July 20, 2009

Aliança selada pela circuncisão

Abrão tinha 96 anos quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: "Eu sou o Deus Poderoso." Ok. "De minha parte, esta é a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. Já não te chamarás Abrão: Abraão será teu nome, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. Eu te tornarei extremamente fecundo." Data daí a primeira mudança de nome por motivo de fertilidade. Numerologia divina. Um "a" a mais e uma multidão de nações é criada. "A terra em que vives como estrangeiro, toda a terra de Canaã, eu a darei como propriedade perpétua a ti e a teus descendentes. Eu serei o Deus deles." Propriedade eterna em troca de obediência eterna... Não tinha um arranjo menos definitivo, não? Deus disse então a Abraão: "Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo varão entre vós deverá ser circuncidado. Circundareis a carne do prepúcio: esse será o sinal da aliança entre mim e vós. Assim trareis em vossa carne o sinal de minha aliança para sempre. O incircunciso, porém, que não circuncidar a carne de seu prepúcio, será eliminado do povo, porque violou minha aliança". Coitado. Além de lidar com a sujeira acumulada e com o preconceito da sociedade castradora, o incircunciso ainda é "eliminado" do povo. É muita injustiça social.

2 comments:

Anonymous said...

Você não comentou sobre a origem de algumas das religiões. Os judeus, os islamicos,e, os cristãos. Tudo, praticamente, começa com Abraão. Não?

sol_moras_segabinaze said...

Verdade, vou tentar falar disso.