Thursday, July 23, 2009

O sacrifício de Isaac

"Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: 'Abraão!' E ele respondeu: 'Aqui estou'. E Deus disse: 'Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre o monte que eu te indicar." Abraão, na verdade, tinha outro filho, Ismael, com a escrava egípcia Agar, mandados embora a pedido de Sara (mãe de Isaac) com o consentimento de Deus para vaguear (palavras da Bíblia) pelo deserto de Bersabéia. Anyway, Deus quer que Abraão sacrifique o próprio filho. "Quando chegaram no lugar indicado por Deus, Abraão ergueu ali o altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha do altar. Depois estendeu a mão e tomou a faca a fim de matar o filho para o sacrifício." Note que em nenhum momento há uma nesga de questionamento por parte de Abraão. A fé é cega. "Mas o anjo do Senhor gritou-lhe do céu: 'Abraão! Abraão!' Ele respondeu: 'Aqui estou!' E o anjo disse: 'Não estendas a mão contra o menino e não lhe faças mal algum. Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste o seu único filho'." Que horror. O anjo, Deus himself devia estar ocupado torturando outros fiéis, prosseguiu: "Juro por mim mesmo - oráculo do Senhor - já que agiste deste modo e não me recusaste seu único filho, que te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areais da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste." Ou seja, obedeça - sem dar um pio - o procurador do homem invisível que um caminho de glórias o aguarda. Não se preocupe em entender e praticar a justiça, mate o seu filho inocente se necessário, apenas siga o Senhor, esta é a "moral" da história.

1 comment:

pablita said...

estou chocada!