Monday, July 27, 2009

Deus castiga 3

Alguém chamado Maurício apareceu nos comentários do texto "Sobre a diferença entre crentes e ateus" e colocou o link de um vídeo do Nelson Rodrigues, me recomendando que começasse a assisti-lo lá pelos 6 minutos. Curioso como um gato, lá fui eu. Numa entrevista, Nelson diz primeiro que não acredita em "ateu legítimo": "Isso não existe." Depois o repórter pede a ele um conselho aos ateus, no que o grande tricolor exclama: "Anda de quatro, AGORA!" Dei uma boa risada. Sou um gigantesco fã de Nelson Rodrigues e talvez ele tenha razão. Talvez eu não tenha evoluído o suficiente pra perceber que tudo isso que vivemos e morremos é guiado por uma entidade sobrenatural. O difícil é definir qual entidade é essa, se a dos gregos, a dos católicos, a dos islâmicos, a dos judeus, a dos evangélicos, a dos povos da floresta ou de sei lá qual corrente. "É tudo um Deus só!" Pode ser. Talvez essa minha resistência seja fruto de uma rebeldia tardia, que se eu continuar questionando tudo, daqui a pouco vou estar mesmo de quatro, urrando no bosque. Um dos meus joelhos já deu uma fraquejada, mais uma ironia com o Senhor e o outro entra na roda. Registrarei aqui se for o caso, se o meu computador ainda estiver vivo até lá, ele tem dado uns paus muito estranhos ultimamente.

No comments: