Tuesday, September 22, 2009

O altruísmo não é um truísmo

Entre aquilo que se fala e aquilo que se faz se abre um clarão que pode ser chamado de hipocrisia. Uma palavra um tanto agressiva, normalmente pronunciada num tom indignado, chamando pro confronto. Eu não gosto tanto de confrontação como pode parecer, prefiro falar besteira numa mesa de bar, até porque não estou absoutamente livre da minha cota de contradições e, portanto, de hipocrisia. Mas quando uma contradição deixa de ser um problema da consciência de cada um e vira um problema político de larga escala, afetando a todos, ela vale a pena ser denunciada. Óbvio, uma hipocrisia individual multiplicada por mil vira um problema coletivo também, tô sabendo, mas deixe-me apresentar a minha tese, que nem é original. Os governantes dizem fazer isso ou aquilo em nome do "interesse público" ou do "bem comum" e enchem a boca pra condenar o "egoísmo" e a "ganância" daqueles que resistem a seguir as suas leis e ordens. Como o "interesse público" e o "bem comum" são conceitos subjetivos que variam da percepção de cada um, acaba que - no final das contas - as medidas visando esses objetivos não muito claros acabam sendo definidas pela arbitrariedade dos governantes e seus objetivos políticos. Tá acompanhando? Legal, porque eu mesmo não sei bem pra onde estou indo... Ah tá, quando um político diz que condena o egoísmo, tome cuidado com a sua carteira, lá vem "altruísmo" com o dinheiro alheio.

No comments: