Tuesday, September 08, 2009

A natureza do capitalismo

Não há dúvida de que a maioria dos países adota uma mistura entre o capitalismo e o planejamento, uma economia mista que varia de gradação de lugar pra lugar. Quando o sistema dá pane, começa a atribuição das responsabilidades, com os entusiastas do planejamento colocando a culpa na parte capitalista e os capitalistas colocando a culpa na parte do planejamento. Eu tenho lado e já escrevi vários textos demonstrando a culpa do planejamento (eufemismo pro controle estatal). Sei que esta não é uma visão muito popular atualmente, mas paciência. Se o jogo político tenta equilibrar a liberdade representada pelo capitalismo e a sensação de segurança representada pelo estado, eu te digo: confie demais no estado que você vai acabar sem liberdade e sem segurança. Yeah, a frase é uma adaptação daquela do Benjamin Franklin. Por que fico dando murro em ponta de faca defendendo algo que está longe de ser valorizado? O que estou ganhando com isso? Tirando a satisfação pessoal de falar a verdade, pouca coisa. Já fui mais popular, não por acaso, quando era um rebelde sem causa. Mas é que eu gosto tanto da civilização que não consigo ficar calado quando há um clima de condenação geral justamente do sistema que deu os incentivos necessários pra criação dessa civilização. Quando a escuridão se disfarça de luz e engana a maioria, não dá pra se omitir.

No comments: