Tuesday, March 02, 2010

O hospício tributário brasileiro

Um dos segredos do estado pra manter o cabresto bem apertado sobre os contribuintes é complicar ao máximo as normas tributárias, fazendo com que seja praticamente impossível (ou inviável) estar em dia com todas as obrigações com o Leão (sacanagem com um animal tão nobre e majestoso). Isso faz parte do chamado custo Brasil, tanto é que as empresas normalmente mantêm um departamento apenas pra lidar com todas as minúcias do hospício tributário brasileiro, seja pra ficar em dia ou pra usar de manobras fiscais pra pagar menos. De qualquer maneira, se a Receita Federal encasquetar com uma determinada empresa e quiser enquadrá-la, dificilmente ela escapará do escrutínio dos fiscais, porque as regras não foram feitas pra facilitar, foram feitas pra complicar. Então volta e meia você vê nos jornais operações espalhafatosas dos fiscais da Receita Federal mandando a seguinte mensagem: Your ass is mine, motherfucker. If you don't pay all the money to us, you are going to jail. Claro que os mais ricos dificilmente vão pra cadeia - o sistema não foi feito pra isso - mas a mensagem de que o seu negócio é uma concessão estatal que pode ser cassada a qualquer momento fica bastante clara.

20 comments:

Anonymous said...

Antigamente ninguém pagava imposto de renda, daí a Receita encomendou uma campanha que tivesse um símbolo bem forte pra mostrar que agora a história era pra valer, e a agência criou o leão do IR. Foi a DPZ,uma das melhores do Brasil.
Tanto é que o leão ficou pra sempre

sol_moras_segabinaze said...

Como leonino, eu protesto.

Anonymous said...

Sol, leonino não posta leão do IR.
Você está sob suspeição!

sol_moras_segabinaze said...

hehehe

Anonymous said...

O Governo parte do princípio que o cidadão é um canalha. O cidadão parte do princípio que o Governo é um bando de fdp querendo pegar seu rico dinheirinho. Os dois tem razão. Vide o que o governo faz com o nosso dinheiro, e o que o cidadão faz de sacanagem pra não pagar IR.

sol_moras_segabinaze said...

Não me parece um arranjo saudável.

Anonymous said...

Minha família tinha fazenda alhures. Meu tio nunca pagou IR.
Ninguém pagava. Um dia o leão rugiu no terreiro dele e ele pagou rapidinho.

Anonymous said...

É por isso que você fez o post: não é saudável.

Anonymous said...

Minto; meu tio morreu antes do leão rugir. Mas minha tia pagou tudinho. Acho que zeraram o pra trás e o pra frente o leão ficou na porteira da fazenda, com cara de mau.

Anonymous said...

E, claro, os ricos não vão pra cadeia em número suficiente que justifique mudança na Receita. Porque só rico muda coisa neste país, com exceção de eleger corrupto.

Anonymous said...

Tudo que precisa de autorização é uma concessão.

Solano said...

Isso também abre oportunidades, por incrível que pareça.

Muitos programadores brasileiros que lidam com questões tributárias acabam sendo requisitadíssimos no Exterior. Se conseguem se adaptar ao que existe no Brasil, conseguem qualquer coisa.

sol_moras_segabinaze said...

Podicrê.

Anonymous said...

Sol, você sabe, não ando de avião, mas conheço todo o Brasil de ônibus, carro, etc. A gente não tem
noção real da miséria que é o interior do nordeste, lugar onde os sucessivos governos têm enterrado bilhões de dinheiros. Como continua tudo um miserê? Maranhão, então, é impressionante.

Anonymous said...

Fazer IR na Suiça o nêgo precisa ter PHD. Amigo meu é casado com suiça e disse que é infernal.

Anonymous said...

Relatório divulgado hoje pelo governo dos EUA aponta o Brasil como um dos principais destinos de lavagem de dinheiro do mundo. Não que a gente não soubesse, mas...

João said...

A dona da Daslu arma para pagar menos imposto e acaba condenada a 94 anos de prisão. A petrobras faz o mesmo e ganha financiamento da Caixa e do BNDES, além de um blog para sabotar reportagens e dar uma de observatório da imprensa - censurando comentários contrários e permitindo aqueles que torciam, declaradamente por mais mortes como a de Paulo Francis. Tudo pago com dinheiro nosso - aliás, desses comentaristas com vocação para corno também.

João said...

Também leonino, acho que o Mate Leão poderia estar mais bem acompanhado.

Anonymous said...

Saiu hoje no Bom Dia Brasil matéria sobre escolas no interior do Maranhão. Era um casebre de sapê
dentro de um cemitério.O prefeito da bagaça reconheceu que todas as escolas do seu município eram assim por falta de grana do governo do estado. Enquanto isso, na Academia Brasileira de Letras...
Mas nós, curibocas, de qualquer nível, somos um bando de deslumbrados com o poder.

Anonymous said...

Paulo Francis disse que Lula não seria eleito. Se fosse eleito, não tomaria posse. Se tomasse posse, não governaria. Se governasse, não chegaria ao final do mandato. Mas ódios obnubiladores à parte, concordo inteiramente com o post do João.