Tuesday, March 02, 2010

"Receita Federal aperta cerco a grandes empresas"

Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, eu vibraria com uma notícia dessas. Claro, eu ainda votava no PT e achava que bastava tirar dos ricos pra dar pros pobres pra justiça social ser instalada no reino de terra. Não era bem inveja, era uma incompreensão do processo econômico aliada a um autoritarismo que eu não reconhecia como tal, no melhor estilo déspota esclarecido: "Se o governo fizer o que eu acho correto, as coisas vão melhorar." Só que o que eu achava correto não era correto nem no plano moral e nem no plano, digamos, pragmático. Não é moral porque se a riqueza foi conquistada pelo esforço através de trocas voluntárias, ela é o resultado material de uma virtude e, por isso mesmo, não deve ser punida, ao contrário, deve ser estimulada. Se a riqueza foi conquistada através da corrupção e do roubo, o caso é de polícia e não da Receita Federal. Essa punição aos ricos também não funciona no plano pragmático, porque se um lugar pune a acumulação do capital, os donos dessa poupança vão pra outros lugares mais amigáveis: paraísos fiscais, por exemplo. Então o governo sedento de recursos pra fazer a sua demagogia e pagar os seus agentes vai ficar sem ter a quem taxar e a quem usar como bode expiatório pra justificar a pobreza alheia.

1 comment:

Anonymous said...

A prova é que a gente nunca viu um leão comer um bode expiatório.