Friday, January 29, 2010

A acumulação de capital

Quem nunca ouviu algum humanitário do miolo mole falando da "acumulação de capital" de maneira pejorativa? Eu mesmo na adolescência não sabia bem o que isso significava, mas tinha absoluta convicção de que era algo muito, mas muito ruim mesmo. Claro, esse foi mais um dos conceitos envenenados pela radiação que emana do lixo marxista que contamina a discussão intelectual brasileira. Mas o que é, afinal, a acumulação de capital? Acumulação de capital, colegas, é um sinônimo de poupança. E o que é a poupança? Poupança é a diferença positiva entre o que a pessoa produz e o que ela consome. Terrível, não? Alguns consideram mesmo a poupança um péssimo negócio, o Lula não queria taxá-la um tempo atrás? Por que ele quis fazer isso? Porque ele queria que as pessoas, ao invés de poupar, financiassem a dívida do governo através da compra dos títulos públicos que, na ocasião, rendiam menos que a poupança. O ungido queria que as pessoas bancassem - com as suas economias - o trilhão e meio do passivo governamental fruto da demagogia populista. As mesmas pessoas que condenavam o "consumismo" e o "materialismo" da sociedade desestimulavam justamente a frugalidade no consumo que possibilita a criação da poupança. Eu sei, você não pode cobrar lógica e coerência dos "progressistas". Sem acumulação de capital, não há dinheiro pra investimento, sem investimento não há geração de emprego, sem geração de emprego não há formação de poupança e assim por diante. Por isso que uma bandeira socialista como a taxação progressiva é uma estupidez, se não há ambiente pra formação de poupança num país, os mais ricos vão acumular capital (e gerar riqueza) em outra vizinhança. Como o governo quer pra si todo o capital existente pra bancar as suas "bondades", o resultado é que a taxa de investimento no Brasil é uma das menores do mundo. Os maiores juros do mundo, aliás, também são um reflexo da escassez de poupança, porque o dinheiro se torna muito caro. Isso não é exclusividade brasileira, os EUA também embarcam cada vez mais nesse ciclo vicioso de consumo desenfreado sem a correspondente produção, alimentando uma dívida imensa. Um dia a casa cai. (http://www.youtube.com/watch?v=yUu7_WL4948)

2 comments:

Anonymous said...

Sol, o assunto é afim: nestes 29 dias do ano de 2010, os brasileiros já pagaram 100 bilhões e 500 milhões de reais de impostos.
A gente trabalha 145 dias, dos 365 dias do ano, exclusivamente para pagar impostos. O Brasil tem 83 impostos diferentes. Pagamos mais de um trilhão de impostos por ano.
Veja em seu bairro se o dinheiro asfalta a rua, conserta a calçada, ou se vai para equipamentos hospitalares modernos. O dinheiro é usado para pagar o monstro que alimentamos todos os anos: o governo. Esse mesmo, que ainda quer
pegar a poupancinha que sobrou da razzia que ele próprio nos causou.

Anonymous said...

Comunista custa a morrer. Vide Oscar.