Thursday, January 21, 2010

Bode expiatório: Paulo Coelho

O sucesso é uma bênção e uma maldição. O Paulo Coelho ficou milionário e recebe honrarias em todo mundo, mas existe algum escritor mais execrado do que ele no Brasil? Quando nego quer dizer que algum livro é ruim, lá vem a comparação com Paulo Coelho. Academia Brasileira de Letras? "Lixo, o Paulo Coelho tá lá." Que audácia a dessas pessoas que compram livros com mensagens edificantes de auto-ajuda, não é verdade? Onde está o desprendimento dos leitores em destrinchar as experiências de linguagem do meu autor de estimação? Ou melhor, por que ele não gasta o seu desprendimento e o seu rico dinheirinho com as minhas próprias histórias? "O QUE FALTA É EDUCAÇÃO!" Um mundo injusto, sem dúvida, onde ainda há, pelo menos, espaço pro exorcismo do ressentimento como crítica. Não tem nada de ressentimento na sua crítica, ela é imparcial e leva em consideração apenas a qualidade literária do autor? Tá bom então, estou apenas elocubrando.

1 comment:

Anonymous said...

Sol, tem um troço chamado literatura. Isso, o Paulo Coelho nem tangencia. Nem está preocupado com isso. Autoajuda é livro de receita pro espírito. Tout court.
Por isso que os pessoal toca a desandar o Coelho. Com razão. Sem razão. Quem disse que o cara tá a fim de fazer literatura? Abs. Fred.