Wednesday, August 01, 2007

O que você faria?


Um think tank liberal já existe, o Instituto Millenium: http://www.institutomillenium.org/
A reversão da hegemonia esquerdista não está ainda no horizonte. A intelectualidade socialista vem se formando há décadas e chegou ao nível atual também por causa da ditadura militar, que durou tempo demais sendo francamente estatista, entregando de bandeja a vitória moral aos comunistas.
É ler qualquer caderno cultural ou ver terroristas recebendo indenizações milionárias pra perceber isso. Os verdadeiros "vencedores" do golpe de 64 foram os esquerdistas agora no poder.
E está cristalizado no imaginário coletivo brasileiro: o socialismo é o "bem", o liberalismo é o "mal".
O "povo" pode até ser conservador em sua maioria, mas se acostumou às políticas demagógicas e acabar com esse ciclo vicioso vai ser difícil. A não ser que uma imensa crise aconteça (difícil e indesejável) e as reformas estruturais finalmente saiam do papel.
No Brasil é tudo do estado, pro estado e pelo estado. O paralelo entre o "peronismo" e o "varguismo" faz realmente sentido.
Não existe uma sede de liberdade de fato, e o conceito de isonomia perante as leis é letra morta diante da "luta de classes e raças". O que existe são pessoas e corporações defendendo os próprios interesses e reivindicando que o monopólio da coerção as beneficie às custas dos demais.
Resta aos liberais o combate no campo das idéias, num "gramscismo" invertido pra tentar, aos poucos, mudar esse quadro.

No comments: