Friday, August 17, 2007

A Venezuela já pode se considerar uma ditadura?


"Chávez também tem controle da Suprema Corte, de toda a burocracia federal, das estatais de petróleo e infra-estrutura e de quase todos os governos estaduais -- só dois têm oposicionistas no poder. Segundo Lara, o projeto de Chávez "garante ao povo o máximo de felicidade possível"."
E essa frase panglossiana mostra que a Venezuela é uma ditadura socialista que não perde o senso de humor!
Espero sinceramente que os EUA não intervenham militarmente na Venezuela. Isso daria mais argumentos pra radicalização ideológica e o Brasil provavelmente entraria ainda mais fundo no estatismo anticapitalista.
Chávez vai cair de podre, no dia em que o petróleo desvalorizar e a população se cansar do seu autoritarismo.
Mas vão sofrer muito até lá, e o rescaldo será duríssimo.
"Sol, concordo. Mas isso pode durar anos... vide Fidel, que mesmo sem petróleo e sem mesada da URSS, continua tiranizando os pobres cubanos..."
Sim Rodrigo, é uma tragédia o que acontece por lá. Mas levando-se em conta que o demente foi ELEITO, uma intervenção só traria mais ressentimento.
Questão realmente delicada.
No mais, estou de acordo com Ron Paul e demais libertários com a sua política de não-intervenção.
"Sol e Consta
Como eu disse, uma intervencão militar americana na Venezuela será relâmpago, algo mais parecido com o Panamá em 1989, quando o americanos depuseram e prenderam Noriega. Os americanos não precisariam ocupar a Venezuela como ocorreu no Iraque.
Além disso, a queda de Cháves terá um efeiito dominó óbvio pois a grande maioria de seus aliados no continente DEPENDEM dele economicamente, como Cuba, por exemplo.
Com ou sem intervencão dos EUA o anti americanismo cafajeste dos deslumbrados com o chavismo continuará do mesmo jeito. A diferenca é que, com Chávez fora do caminho, esse anti -americanismo volta para seu lugar de sempre : o folclore político... "
Alfonso, por mais tentadora que seja a idéia de se derrubar Chávez e conseqüentemente enfraquecer outros tiranos e projetos de tiranos, me parece que essa intervenção seria contraproducente se não houver um CLAMOR POPULAR dos próprios venezuelanos.
Uma decisão de cima pra baixo, sem o apoio de uma maioria interna, poderia transformar esse "folclore político" em algo ainda mais real do que infelizmente já é.

No comments: