Thursday, August 09, 2007

Crítica ao governo Lula


Homo Cordialis, tô contigo na sua crítica, mas não posso concordar quando você coloca a direita e a esquerda num mesmo saco. Ainda mais se formos considerar a "direita" como algo que seja próximo de um liberalismo, coisa que passou longe daqui, como sabemos.
GRAMSCISMO INVERTIDO
Essa nivelação não serve aos que, como você, querem acabar com os nós que travam o crescimento brasileiro. Deve-se bater sim na esquerda, que por definição quer sempre mais regulações, controles e impostos.
Essa esquerda, marxista ou não, é quem dá sustentação teórica e moral pro autoritarismo assistencialista que estamos vivendo. Desmoralizar essa impostura é uma tarefa urgente e permanente.
"Direita é igual a liberalismo SOL? Eu jurava que essa afirmação era uma ofensa, um injúria inaceitável para os liberais (sem aspas)."
Não foi o que eu disse, Artur. Esse é um problema de conceituação.
Prefiro diferenciar ESTATISTAS de LIBERAIS.
Esse é o debate, com as suas devidas graduações.
O problema é que "direita" no Brasil é associada ao coronelismo e aos militares, que são na verdade estatistas, sempre querendo algum privilégio às custas dos demais.
Como os esquerdistas.
Tem também os conservadores, que gostam do estado na hora de impor a sua agenda moral.
Liberais vão por outro lado, defendendo as liberdades individuais e a igualdade perante as leis.
"Concorda então que o liberalismo nunca foi uma força política de relevo no país?"
Concordo, mas isso não significa que essa situação vá durar pra sempre.
O jogo está em movimento.
E até um governo como o do PT tem que tomar eventuais medidas liberais, se quiser ter um mínimo de saúde financeira pra continuar com o seu assistencialismo sindical.
Sim Homo Cordialis, o estado brasileiro, do jeito que está configurado, é irracional.
Mas além do fisiologismo e do corporativismo, do estado como um fim em si mesmo, ele se alimenta sim de ideologias, que fornecem o arcabouço moral e teórico a esse estado de coisas.
Se a maioria das pessoas tem a impressão de que o socialismo é bom e justo, e de que o liberalismo é mau e injusto, qual a chance de se alterar esse círculo vicioso?
Por isso que a luta no campo das idéias é tão importante.
"Os liberais brasileiros não acreditam na democracia representativa? Como pretendem ser mais influentes nos processos decisórios no país, se continuam sem representantes?"
Artur, tanto acreditam na dinâmica democrática que estão aqui tentando mostrar, com argumentos, a superioridade econômica e moral do liberalismo.
Apelam à razão, com fatos históricos que corroboram com a tese.
Liberalismo trata de evolução, não de revolução.

No comments: