Tuesday, May 26, 2009

O confusionismo 2

"É bom ler algo que descreve meu estado atual. SOU UMA CONFUSIONISTA. Vivo no dilema de "o que acreditar". Entre o marxismo universitário, o comunismo de referências pífias, a escola austríaca, os intelectuais que mudam de opinião conforme o pagamento, entre tantos e outros..." Reconhecer o problema é o primeiro passo para a recuperação. haha! Mas você não me parece tão confusa, familiarizada com o "marxismo universitário" (a norma nos cursos de "humanas"), o "comunismo de referências pífias" (nem tão "pífias" assim, mais de 100 milhões de mortes), a "escola austríaca" (quantas pessoas já ouviram falar de Mises?) e os "intelectuais que mudam de opinião conforme o pagamento" (eu não definiria melhor a submissão da intelligentsia). "Às vezes acho que meu cérebro vai derreter como essas geleiras do hemisfério norte. E no meio disso tudo ainda tenho que arrumar um emprego que me sustente. Aqui onde moro não há "ócio produtivo". No final do mês tenho que pagar as contas, tenho que pagar as que surgem no meio do mês, no início, fora de tempo..." I hear you, girl. "É difícil. Quando ingressei na faculdade (cheia de sonhos, cheia de ilusões) pensei em seguir carreira acadêmica. Atualmente, acho isso quase que impossível. Como entrar para uma casta pensando diferente dela? Como driblar banca de mestrado, de doutorado, como conseguir bolsas de iniciação ou qq outra se opondo ao pensamento dominante, quase que exclusivo??? Alguém sabe? Fico aqui pensando: ou vc se vende ou vc estagna. Ou terá muitas, muitas dificuldades para nadar contra o mar, talvez sendo até estigmatizada pelo meio." É isso aí. Infelizmente, a maioria das pessoas não tem esse tipo de preocupação e vai feliz com a maré. Curioso notar como esses cursos que dizem querer estimular o "senso crítico" são justamente os mais fechados em si mesmos, onde o alinhamento ideológico e o apadrinhamento dos "mestres" são decisivos pra que você avance e obtenha o papel que te permita fazer parte de alguma guilda. Sabe como é, o "senso crítico" só vale pra desancar a ideologia dos adversários. Eu mesmo, que perambulei por anos numa Faculdade de Comunicação privada lotada de frankfurtianos, marxistas e até stalinistas, cansei de levar rosca nas provas porque fazia questão de desafinar com o politicamente correto que tentavam me enfiar goela abaixo. Não completei, mas foda-se. A luta agora é pra acabar com a obrigatoriedade do diploma e com o currículo imposto pelo MEC, verdadeiras camisas de força contra a inovação e a associação voluntária. "Em síntese: mais uma confusionista!!! rs rs Se vc (autor do blog) diz que "era" assim, ensina aí como deixou de ser, por favor. Forte abraço, Sofia." Sofia, a busca pela verdade não acaba nunca. Agora eu compreendo melhor algumas relações de causa e efeito, mas isso não resolve a vida de ninguém. Deixa a sua mente mais clara, te previne de cair em contradição a cada opinião e te poupa de alguns dilemas que engarrafam a cabeça de um confusionista convicto e orgulhoso (não é o seu caso). Princípios objetivos não garantem o emprego dos sonhos ou sorte no amor, mas a coerência entre palavras e ações talvez assegure uma consciência mais tranqüila.

No comments: