Friday, July 13, 2007

Uma comunidade de filosofia e de péssima filosofia


Homo Cordialis, as discussões aqui, ou em qualquer fórum sobre política e economia, acabam invariavelmente sendo polarizadas entre liberais e intervencionistas, e isso é normal. A economia não é um campo à parte, independente das idéias políticas, ideológicas ou filosóficas que dão sustentação à prática.

Dito isso, e considerando a nossa conjuntura altamente burocratizada e estatizada, é natural que o discurso liberal assuma ares de radicalismo, uma vez que vai contra o statu quo e ameaça os privilégios de quem está satisfeito no poder.

Te digo também que é contraproducente pro desenvolvimento do Brasil se colocar o socialismo e o liberalismo num mesmo saco. Veja a definição de liberalismo:

O liberalismo clássico é uma ideologia ou corrente do pensamento político que defende a maximização da liberdade individual mediante o exercício dos direitos e da lei. O liberalismo defende uma sociedade caracterizada pela livre iniciativa integrada num contexto definido. Tal contexto geralmente inclui um sistema de governo democrático, o primado da lei, a liberdade de expressão e a livre concorrência econômica.

O liberalismo rejeita diversos axiomas fundamentais que dominaram vários sistemas anteriores de governo político, tais como o direito divino dos reis, a hereditariedade e o sistema de religião oficial. Os principios fundamentais do liberalismo incluem a transparência, os direitos individuais e civis, especialmente o direito à vida, à liberdade, à propriedade, um governo baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido com base em eleições livres; igualdade da lei e de direitos para todos os cidadãos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_cl%C3%A1ssico

Homo, vc tem algum reparo ou é contra esses princípios? O liberalismo não foi algo inventado ontem pelo Constantino como o coitado fake deu a entender, ele tem uma base teórica e prática de séculos.

Essa visão de mundo claramente se choca com a visão socialista, e o conflito é inevitável.

Sim Rafael, vamos discutir a questão dos incentivos. Quais são os incentivos gerados pela atual estrutura estatal?

Vamos ver pra que lado essa balança pende...

Sim Djalma, concordo com vc. Esse é o ponto, o estado não estimula a livre-iniciativa, ao contrário, os incentivos estão no poder político, nos lobbies e grupos de pressão.

Antes de haver recompensa pelo mérito e esforço individuais num contexto de trocas voluntárias, se premia os "amigos do Rei" e as guildas barulhentas.

E pode anotar: quanto maior a intervenção estatal, maior a corrupção.

Por isso que a luta libertária deve ser pela desburocratização e diminuição do aparato estatal, que do jeito que está configurado desperdiça recursos escassos e destrói os incentivos à produção.

No comments: