Wednesday, September 15, 2010

Sobre o Projeto Vênus 3

"Uma economia baseada em recursos é um sistema onde todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, crédito, escambo ou qualquer outro sistema de débito ou servidão." Uma parada meio mágica - tudo está disponível pra todos - isso deve contrariar algumas leis da física, não é possível. "Todos os recursos tornam-se patrimônio comum de todos os habitantes, não de apenas uns poucos selecionados." Sei. E quando eu e o meu vizinho quisermos o mesmo recurso, como é que faz? Aliás, que mal lhe pergunte, quem produz esses recursos? "A premissa sobre a qual esse sistema é baseado é a de que a Terra seja abundante em recursos." Entendi, um apartamento vai se materializar - PUF! - na minha frente do nada, os recursos são abundantes. "A sociedade moderna tem acesso à tecnologias de ponta e pode disponibilizar comida, vestimenta, moradia e assistência médica." Qual "sociedade moderna" não disponibiliza essas coisas? O Afeganistão? O Gabão? "Através da provisão de uma economia projetada de forma eficiente, todos podem desfrutar de um elevadíssimo padrão de vida com todas as amenidades de uma sociedade altamente tecnológica." Economia projetada por quem? Por você, Jacque Fresco?

1 comment:

Diego said...

Vou repetir o que já disse antes, eu apóio o Projeto Venus, embora acredite que algumas questões devem ser e serão discutidas.

Mas a autora faz suas críticas baseadas nas citações de Fresco, mas eu acredito que tem algus problemas nas críticas dela. Na primeira crítica ela apenas tenta ridicularizar a citação de Fresco. Mas ela deveria ver o video que demonstra como funciona o mecanismo de tudo estar disponível sem uma etiqueta de preço, não vou dizer como seria, sugiro que assista o video abaixo:

http://dotsub.com/view/a34fba0d-4016-4807-b255-021b58dbc9a4

Já na segunda crítica, obviamnete seria como é hoje para um recurso comum, espera terminar o uso para o outro utilizar, e sobre como produz está no video do link que indiquei.

Já sobre a terceira crítica, ele está apenas afirmando que a Terra é abundante em recursos e não que vai se materializar do nada! Assista o video do link que indiquei que ele pretende montar toda uma estrtura de produção.

Já na quarta crítica, infelismente não para todos os habitantes, que não possuem dinheiro.

Já sobre a quinta crítica, a economia baseada em recursos além de já ter sido projetada (pelo menos mentalmente) por Fresco também seria projetada por equipes interdisciplinares.