Monday, May 24, 2010

"A sociedade do espetáculo"

"Nós vivemos em uma sociedade do espetáculo, isto é, toda a nossa vida é envolta por uma imensa acumulação de espetáculos." Ah, que coisa horrível o espetáculo, não? "As coisas que eram vivenciadas diretamente agora são vivenciadas através de um intermediário." Pois é, um pecado ver um show do Radiohead no conforto do seu apartamento quando todos os milhões de fãs poderiam estar amontoados num lugar em que cabem apenas algumas milhares de pessoas, essa sociedade do espetáculo é mesmo muito opressora, meu. "A partir do momento que uma experiência é tirada do mundo real ela se torna um produto comercial." E a gente não quer isso, não é verdade? O que a gente pode esperar dos artistas que admiramos é que eles se sacrifiquem por nós, dando de graça aquilo que pra eles obviamente não custou nada. Amplificadores caem do céu como manás, sabia? "Como um produto comercial o 'espetacular' é desenvolvido em detrimento do real. Ele se torna um substituto da experiência." Não, seu marxista francês, quando eu assisto um vídeo no Youtube da minha banda favorita, essa experiência é real, as emoções e as razões estão realmente fluindo de verdade verdadeiramente. Claro que eu não estou ali no momento da criação do vídeo, mas nem é essa a intenção do artista, criar também é editar.

No comments: