Tuesday, November 17, 2009

Pra quem desqualifica a ideologia per se

Uma ideologia aponta um norte, o tipo de mundo que queremos. Essa visão de mundo, porém, não pode estar dissociada das relações de causa e efeito que se dão entre as pessoas. A ideologia tenta explicar um padrão e se esse padrão não se verifica no teste da realidade, é porque essa ideologia é falaciosa. Veja o comunismo, que você corretamente execra. Ele prometia "o reino da eterna abundância" baseado em premissas que, apesar de qualquer um intuitivamente perceber falsas e se provarem falsas na prática, seduziu e seduz muita gente. No pólo oposto existe o anarco-capitalismo, que você também condena. Mas veja, qual o sentido em falar que o oposto de um mal comprovado (comunismo) também é um mal? Que lógica doida é essa? Mas deixemos de falar em absolutos porque a realidade é cheia de nuances. A questão é: em qual direção devemos nos encaminhar? Veja que essa questão é central em qualquer discussão política. Como vai se exercer o poder? Qual o papel do estado nisso? Eu tenho um lado, como você pode notar. Mas não tenho um lado da mesma maneira que sou flamenguista e você é palmeirense. Eu não escolhi simplesmente uma camisa pra torcer no matter what, há um motivo racional pra eu defender uma ideologia (liberalismo) e me opor a outra (socialismo). As mudanças no "mundo real" que se encaminham pra uma maior liberdade individual são aplaudidas por mim, as que seguem o caminho contrário são criticadas. Não há qualquer fanatismo nisso, aplaudo e critico baseado num conjunto coerente de idéias que é justamente a tal de "ideologia".

1 comment:

Anonymous said...

Todo mundo que mantém uma ideologia deve ser condenado a viver por ela. Se possível, nela. Até agora não conheço Chico Buarque nenhum, Marco Aurelio Garcia nenhum - pra você ver em que companhia o Chico está andando - mudar para Cuba baseado em ideologia. Ou mudar para a extinta URSS - tirante, é óbvio, o velho Cavaleiro da Esperança. Os pessoal aplaude de longe. No máximo vão ser hóspedes do governo cubano com todas as benesses. Agora, morar pra valer, nequinha.
Mas ando me repetindo e não é a idade. É o fastio. Ando cansado de ver pessoas inteligentes, diante de fatos claríssimos, se recusando a enxergar. E já que estou brandindo o bom e velho big stick, tem alguma coisa mais chata do que modismo caribelatinoamericano? Desde "Como Ler o Pato Donald", passando pela insuportabilíssima Mercedes Sosa, Pablo Milanes, Julio Cortazar, Carlos Castaneda, Astor Piazzola e tuttui quanti.