Thursday, November 05, 2009

George Carlin e os direitos

Sou um grande fã do George Carlin, o que não quer dizer que eu concorde com tudo o que ele diga. Até porque ele tem uma visão absolutamente desesperançada do ser humano, não sei se por efeito cômico ou por uma convicção real. Mas me parece justo reconhecer que, ao mesmo tempo em que o homem é capaz de fazer o mal, ele também pode fazer o bem. Não digo isso por ser bonzinho ou ingênuo, mas por uma questão lógica. Só existe o mal porque existe o bem, só existe a mentira porque existe a verdade. Neste vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=4F1Lq1uFcAE), ele diz que "there's no such thing as rights" e fala que "se existissem os tais direitos, as pessoas teriam direito à comida e a um teto sobre as suas cabeças". Se ele está falando desses direitos positivos, realmente, não há um direito à moradia porque isso equivaleria ao dever dos outros construírem essa moradia. Solidariedade compulsória não é virtude, é escravidão. Quando um parlamentar brasileiro escreve na Constituição que "todos têm o direito à educação, saúde, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, lazer e moradia", ele está apenas fazendo demagogia barata com o dinheiro alheio porque o papel aceita tudo. O único direito que as pessoas têm e de onde todos os outros são derivados é o direito à vida. Isso não significa que ele vai ser sempre respeitado, como todos estão cansados de testemunhar. Mas quem o desrespeita tem que saber que vai ser punido de maneira proporcional e exemplar por isso, seja no arranjo que for, com ou sem governo. Aliás, thumbs up pro Carlin pelo final do vídeo.

9 comments:

Anonymous said...

George Carlin não ficaria triste se eu interrompesse este post para dizer que hoje é o dia do aniversário da minha amiga Berenice Zirtaeb, que
faz 26 primaveras!
Parabéns, Berê!

Anonymous said...

Muito bem lembrado pelo anônimo o aniversário de Berenice. Que aliás estará recebendo amigos no pátio interno de sua nova residência, denominado Largo do Sol! Parabés, Berenice! Alfredo.

sol_moras_segabinaze said...

Viva Berêrê!

Anonymous said...

Mas é uma grande coincidência que um post sobre minha humilde pessoa tenha sido colocado justo no dia do
aniversário de Berenice Zirtaeb.
Cerro, pois, fileiras junto ao anônimo e ao Sr. Alfredo e parabenizo tão gentil e jovem senhora das artes plásticas brasileiras. Have a nice birthday, Berenice!

Anonymous said...

Estava eu três posts abaixo quando
George avisou-me do aniversário de Mme. Zirtaeb. Daqui de minha vivenda sobre o Egeu, mando meus mais efusivos abraços e votos de longa e profícua vida.
Theo Angelopoulos

Berê, a nice said...

Meus queridos Alfredo e Anônimo sou muito grata pela lembrança. Meu amado Sol, fiquei muito feliz pela homenagem, afinal um post sobre o genial George no dia do meu aniversário só pode ser uma homegagem! beijos para todos.

Anonymous said...

Muito simpática a Berenice, ela está sempre no Salpicado, não sabia que era aniversário dela. Se soubesse, a teria convidado para um almoço grátis! Grazzi

sol_moras_segabinaze said...

A Berenice é demais, fala sério.

Anonymous said...

A Berenice é uma ótima passageira, sempre dá boa tarde pra gente, e mesmo com essa vida de altos e baixos que a gente leva, sempre é possível saber quem são as boas pessoas, e a Berenice é uma delas.
Um abraço do Rafim, ascensorista.