Thursday, April 08, 2010

Sexo e religião

Os cristãos estão se sentindo acuados pelos últimos escândalos sexuais da igreja. Não sou religioso ou místico, não acredito numa "força maior" além da natureza ou em qualquer tipo de "espiritualidade". Claro, não posso ter certeza absoluta de que essas coisas não existem, mas como provar a inexistência de algo que não existe? "Me prove que esse ser invisível que eu estou vendo agora não existe!" Fé é crença sem evidência, mas a pessoa deve ter a liberdade de crer no que quiser, seja em Deus, Duendes, Iemanjá ou no Espaguete Voador. No Santo Daime, Zen Budismo, I-Ching ou em qualquer uma dessas invenções new age que tentam suprir uma necessidade de transcendência e não carregam nas costas toda uma história como as religiões mais tradicionais. Por causa justamente dessa história, o cristianismo virou meio que saco de pancada e por isso, de alguma maneira, me solidarizo com os cristãos. Vejo prós e contras na sua influência que nada têm a ver com a veracidade dos seus postulados, mas toda essa loucura que se abateu sobre os católicos tem uma razão de ser: a repressão sexual. Fazer esse diagnóstico não é o mesmo que fazer apologia ao liberou geral, porque não é à toa que o sexo é um assunto tão delicado. Só que me parece evidente que muitos padres viram padres justamente pra tentar escapar do inferno que enfrentariam caso cedessem aos seus instintos mais primitivos. Como esses instintos - na maioria das vezes homossexuais - não desaparecem por encanto (outra coisa que não existe), uma hora eles se manifestam potencializados por anos e anos de repressão.

5 comments:

Unknown said...

é por esta (e por muitas outras) que veio a reforma, meu caro Sol. Pastores podem e devem casar, pois a família é abençoada por deus (e não estou brincando, está na bíblia - você mesmo comentou aqui).

Abs!

sol_moras_segabinaze said...

Os casos recentes são da igreja católica, onde os padres não podem casar e, imagino, muito menos com pessoas do mesmo sexo.

Anonymous said...

Considerando que a masturbação é o sexo mais `a mão, padre pode descabelar o escapulário?

Anonymous said...

O problema de acuar padre é que eles viram logo de costas.

sol_moras_segabinaze said...

Masturbação, que eu saiba, também é pecado. Aí fica realmente difícil. De repente a liberação da bronha faria mais diferença que a liberação do casamento.