Monday, July 12, 2010

Romantizar no sentido de idealizar

Tem que especificar, porque esses rótulos confundem o cidadão. Então um idealiza pro bem o pobre e idealiza pro mal o rico. O outro faz o contrário, o rico é o tal e o pobre é o mal. Condição social não diz sobre a moral, que é aquilo que a pessoa tem um mínimo de controle. Se a gente acha que não tem nenhum controle sobre os nossos atos e escolhas, fica difícil. Se for assim, eu não estou aqui escrevendo porque quero e nem você está aí lendo porque quer. Não sou eu digitando essas palavras, são reações químicas absolutamente fora do meu alcance. Negativo, o respeito pelo outro - pela propriedade do outro - tem que ser cobrado do rico e do pobre. As penas, agravantes e atenuantes dependem de cada caso, mas a justiça deve ser igual pra todos. Circulou uma tese aí que dizia que o caso Bruno foi resultado da "sociedade patriarcal" que oprime as mulheres há mais de 500 anos neste país. Calma, a culpa não é da sociedade, a culpa é do Bruno e dos seus cúmplices. Foram eles que torturaram e mataram aquela mulher. Se as pessoas praticassem o respeito pelo outro - pela propriedade do outro - e entendessem que esse respeito as beneficiam por criar um ambiente favorável à civilização que é a sociedade da privacidade eu estaria escrevendo uma frase enorme e quase perdendo o fio da meada.

No comments: