Tuesday, January 08, 2008

O caminho da servidão 2

"Se não há ser humano perfeito, nenhuma organização humana é perfeita. Nem a Igreja Católica (que alega ser iluminada pelo Espírito Santo) tem a audácia de se declarar perfeita, definindo-se como uma instituição "Santa e Pecadora". Entretanto os liberais têm a audácia de denominar o Deus Mercado (instituição humana) como infalível."

Liberal nenhum afirmou que o "mercado é perfeito". O que os liberais dizem é que o mercado é o cenário mais justo e eficiente na alocação de recursos.

E se vc é daqueles que considera que o estado deve dar "saúde, educação e segurança", vc há de convir que há muito o que se diminuir no estado brasileiro atual.

"Se uma constituição é regida por governantes democraticamente e legitimamente eleitos, assim como é cada governo, onde está o autoritarismo???"

Há autoritarismo quando o estado se arroga, através das leis, ao direito de dizer o que as pessoas podem ou não fazer. A liberdade de um termina quando começa a do outro. Se a legislação fosse menos positivista e respeitasse minimamente esse conceito, o estado não seria autoritário como é.

E democracia não é apenas a vontade da maioria, mas também o respeito aos direitos das minorias.

"Por outro lado, o Liberal realmente pensa que apenas o mercado é capaz de fomentar a cooperação e parece-lhe improvável que qualquer outro possa."

Sim, estado é coerção, mercado é cooperação, sem dúvida.

"a direita que vê os mais ricos como superiores."

Quem disse que os mais ricos são "superiores"? Liberais acreditam na igualdade perante as leis. Isso que vc fez agora foi um juízo de valor carregado de preconceito.

"O texto ignora este raciocínio para chegar à falsa conclusão que o Estado malvadão quer tomar tudo de nós."

Bem, certos estados DE FATO tiram tudo dos infelizes que ali vivem. Afinal, o que o socialismo faz?

Temos que nos distanciar disso, ao invés de ficar encontrando justificativas pra nos aproximar disso.

Temos que ter mais liberdade, e o estado, do jeito que está configurado, é a maior ameaça à liberdade.

No comments: