Thursday, January 10, 2008

Burocracia


A saga do empreendedor:
(texto extraído de palestra realizada no Encontro Anual de Exportadores – ENAEX/2005, pelo Vice-Presidente do Instituto Helio Beltrão e Vice-Presidentre da AEB, Guilherme Duque Estrada de Moraes)
(...) O fato é que o Brasil não é amigável para com empreendedores. Quem comprova isso é o Banco Mundial, mostrando, em estudo recentemente atualizado, que, o Brasil ocupa a 98ª posição em matéria de facilidade para se criar uma empresa. Canadá em primeiro lugar, Austrália na segunda posição, Estados Unidos na terceira, mas até ex-repúblicas soviéticas em situação melhor do que a nossa. Para lidar com licenças, estamos em 115° lugar. Para contratar ou demitir empregados, na 144ª posição! Para tocar um negócio, considerados todos os seus aspectos, estamos em 119° lugar. É simplesmente vergonhoso!

E é por isso que todos nós temos a obrigação de insistir na importância de se promover uma efetiva e radical desburocratização não apenas do comércio exterior, mas da atividade empresarial no País. Precisamos de um sistema tributário muito mais simples, de preferência com um IVA nacional compartilhado entre União, Estados e Municípios e sem essa miríade de outros impostos, contribuições e taxas, cujas obrigações acessórias infernizam o dia a dia das empresas; precisamos de uma legislação mais simples, transparente, adequadamente codificada e organizada, para que o empresário saiba com clareza quais são suas obrigações; precisamos de menos controles cruzados; precisamos de menos exigências desnecessárias; precisamos desburocratizar! Só assim poderemos ser mais competitivos no mercado internacional.

No comments: