Wednesday, December 05, 2007

Argentino propõe criação de imposto sobre beleza


O capitalismo não é um sistema de "dominadores" e "dominados". As trocas voluntárias, ao contrário, estimulam a cooperação.

Claro que existem pessoas mais fortes, mais baixas, mais inteligentes, mais acomodadas, mais atléticas, mais capazes nisso ou naquilo, com uma base familiar mais ou menos equilibrada, com mais ou menos condição financeira, etc...

São, enfim, as circunstâncias de cada um. Isso não impede ninguém de correr atrás dos seus objetivos. Todos temos algum potencial.

O mundo não é estático, as coisas estão sempre em movimento, o futuro é incerto e aquele que parece estar por cima hoje pode estar por baixo amanhã e vice e versa. É a vida.

Meu ponto é que, pra essa dinâmica acontecer, é necessário um sistema que valorize a liberdade e a respectiva responsabilidade, que dê os incentivos corretos ao se premiar os acertos e se punir os erros. E quais seriam esses "erros"? Violar a vida, a liberdade e a propriedade alheias.

O modo de organização social capaz de fazer isso é o capitalismo liberal.

Existem desigualdades? Óbvio que sim. Quem não enxerga isso está cego pra realidade. Mas isso não significa que esse fato deva ser mudado à força, na base da engenharia social.

Não funcionou, não funciona e não funcionará jamais.

Se existem pessoas sem nenhuma oportunidade, que se pense então nos melhores meios de inseri-las. No Brasil, a maioria parece estar certa de que o meio correto de "inclusão social" é através da mão pesada do estado.

Os liberais discordam, pois sabem que o excesso de intervenção nessa dinâmica espontânea tem o efeito oposto ao pretendido pelos planejadores.

Se é educação, que se dê vouchers e se estimule a competição entre as escolas com um currículo livre.

Se é saúde, que se privatize o sistema e dê ao desassistido um plano de saúde.

O Instituto Liberal fez anos atrás um estudo que mostrava que, com todo o dinheiro gasto pelo governo atualmente com saúde e educação, dava pra dar vouchers e seguros de saúde pra todas as pessoas mais carentes.

Os serviços melhorariam e ficariam mais baratos.

No sistema atual, os incentivos estão equivocados e o custo da burocracia e da corrupção é imenso.

No comments: