Wednesday, March 19, 2008

Paz


Por trás de todo o crescimento chinês está o Partido Comunista, que ainda conduz o país com pulso forte, não admitindo oposição ou liberdade de imprensa. Esse crescimento é claramente resultado da relativa abertura econômica que o país experimenta, mas a abertura política ainda está longe. Entre os efeitos liberticidas do poder do PC chinês, está a questão do Tibete.

Sou totalmente favorável à descentralização do poder e ao direito dos tibetanos de se libertarem do jugo chinês, mas uma frase do Dalai Lama que li no jornal hoje me chamou a atenção:

"A violência não faz parte da natureza humana".

Não me parece uma declaração realista. Mesmo que esse pensamento venha de um líder espiritual que advogue um ideal pacifista, a lógica me faz entender que o conceito de "paz" só existe se houver um contraponto. E a história da humanidade me deixa claro que se o mundo evolue, e acho mesmo que as coisas melhoram gradativamente, esse estado idílico de "não-violência" é uma possibilidade remota, se é que é possível.

No comments: