Tuesday, February 19, 2008

Contradições e boas intenções


"As pessoas não são perfeitas, é lógico que temos muitas contradições, isso é normal. O que temos que ver é no geral, e se as intenções de tais pessoas são boas."

Qualquer indivíduo que queira se aproximar da verdade, deve fazer um esforço honesto e sincero de aparar as arestas de suas próprias contradições. De fato, o ser humano não é perfeito, mas isso não corresponde a dizer que não há espaço pro aprimoramento. Isso é no plano pessoal, na consciência de cada um.


No mundo da política, das idéias que movem o mundo, a coisa é mais complicada, porque essas contradições afetam a todos. Se o marxismo e o socialismo em geral são cheios de contradições internas, isso deve ser divulgado e essa ideologia combatida, porque não podemos configurar as instituições de uma sociedade baseados em uma visão de mundo contraditória.


Sobre as "boas intenções", isso é algo muito comum realmente. Por isso que o debate de idéias é tão importante, pra esclarecer que somente boa intenção não basta, que as políticas devem estar escoradas na realidade da natureza humana, reconhecendo a liberdade individual como um fim e usando a lógica e a razão pra atingir esse fim.


Marxismo é uma revolta contra a razão, e por isso mesmo deve ser desmoralizado.


A respeito da colocação de que a "direita" é "reacionária", chega a ser engraçada essa inversão se entendermos a "direita" como o liberalismo...


Quem trava as reformas, todas liberais, que fariam o país sair desse intervencionismo infernal é justamente a esquerda. Não querem fazer a reforma tributária, trabalhista, política... Nada. Estão há décadas no poder (FHC também era de esquerda) e o país ainda preso ao desfilar de "boas intenções" que é a Constituição de 88.


Só falta a Carta Magna garantir o direito à felicidade eterna... Quer "boa intenção" descolada da realidade? Leia a nossa Constituição "cidadã".


Então, os socialistas é que são os neoconservadores.

Mas se entendermos a "direita" como um certo conservadorismo cristão, que tenta regular comportamentos que só dizem respeito ao próprio indivíduo através da legislação, aí sim podemos conversar... hehe

No comments: