Tuesday, October 09, 2012

Globo e a "cidadania"

Quem, como eu, gosta de eventualmente acompanhar o cotidiano diário do dia-a-dia através do RJ TV, já percebeu que a palavra "cidadania" é uma das preferidas da Globo, não só nos noticiários como nos intervalos ("cidadania, a gente vê por aqui"). Mas o que seria a "cidadania"? Cidadania (do latim, civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. Como vivemos numa democracia, cidadão é aquele que se submete (ou melhor, é submetido) ao que é decidido pela maioria. Claro que isso dá margem a muita injustiça, até porque a maioria não é critério de justiça, mas o meu ponto principal nem é esse. O meu ponto é que grandes empresas como a Rede Globo fazem propaganda da obediência aos ditames governamentais porque elas mesmas não têm como escapar dessa imposição. Quanto mais visível a empresa, mais facilmente ela é fiscalizada pelo governo, mais ela é forçada a cumprir com os seus *deveres* (obrigação de passar tantos por cento de conteúdo nacional, por exemplo) e mais ela é incentivada a correr atrás dos seus *direitos* (crédito subsidiado do BNDES, por exemplo). Qual o resultado disso? Governo e grandes empresas em simbiose, unidos na promoção do "contrato social", da "cidadania", da submissão à democracia.

6 comments:

João said...

Ainda mais em caso de empresas que dependem de concessão estatal, como emissoras de rádio e TV.

Mais gozados nesses tempos são os petralhas, para os quais a tal concessão é um favor do governo popular para as emissoras, que, portanto, não poderiam contrariar O Partido.

Quando falam "democratizar a comunicação", na verdade, falam em fazer intervenção forçada por lei de militantes nos meios de comunicação, tal qual proposto por eles na Conferência Nacional de Comunicação, a Confecal.

Mas a comunicação seria, de fato, (mais) democrática só com o fim da nefasta obrigação de concessão estatal para quaisquer emissoras.

PS: hoje é dia do Dirfeu tomá no cu

Anonymous said...

Woah! I’m really loving the template/theme of this site. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between user friendliness and appearance. I must say you have done a amazing job with this. In addition, the blog loads super quick for me on Firefox. Exceptional Blog!

sol_moras_segabinaze said...

hahaha Thanks, Firefox bot!

Anonymous said...

Hello there! Do you know if they make any plugins to safeguard against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any recommendations?

sol_moras_segabinaze said...

Confie no Deus dos Bots que tudo ficará bem.

Anonymous said...

A democracia é um fardo que os pobres carregam, a classe média paga e os ricos, ora, os ricos estão sempre longe dessa coisa toda.