Thursday, July 28, 2011

A "teologia" do indivíduo

Sempre que você estiver advogando que todo indivíduo deve ser respeitado como um fim em si mesmo, que ele ou ela não devem ser usados como meios pros fins dos outros, vai surgir alguém te chamando de "egoísta", "extremista", "radical" e, ouvi outro dia, "teólogo do indivíduo". Vamos ver: uma teologia pressupõe a existência de um Deus, de um ser sobrenatural que tem de ser aceito com base na fé. Ora, um indivíduo não precisa de nenhuma crença sem evidência pra saber que ele próprio existe, que ele é real e está ali tendo aqueles pensamentos, mesmo que ele use essa capacidade pra tentar evadir a própria existência e experiência. Só que nem todo o malabarismo racionalizador do mundo vai ser capaz de negar que, afinal de contas, essa pessoa existe e está ali tentando equilibrar pensamentos contraditórios. Se quiser se sujeitar aos fins dos outros, essa pessoa é livre pra isso, mas - segundo o individualismo - ela não tem o direito de obrigar os outros a fazerem o mesmo. Depois de tentar equiparar a defesa do indivíduo com uma religião, mais críticas: "Veja, um indivíduo não opera no vácuo, não está sozinho no mundo, você é muito simplista." Óbvio que o indivíduo não está sozinho no mundo, se estivesse não haveria nem a necessidade de se falar em direitos individuais. Robinson Crusoé não precisava argumentar ou lutar pra ser um fim em si mesmo na ilha deserta, não havia ninguém ali dizendo que ele devia se sujeitar ao partido, ao governo, à sociedade ou a quem quer que seja, porque a defesa do individualismo só faz sentido justamente quando existem outras pessoas, é um conceito político, logo, social. Olha a palavrinha mágica aí, currupaco.

100 comments:

Anonymous said...

É uma interessante questão ontológica, que Robinson, aliás, Alexander Soltsnik (escrevi o nome errado, como sempre), não teve.
A ilustração me lembrou os entrelopos do começo do Brasil que, cientes de que os papagaios falantes alcançavam maior preço de venda na Europa, passavam os dias ensinando as criaturas. A palavrinha mágica é "dá o pé, Kant."

sol_moras_segabinaze said...

"Defoe inspirou-se na história verídica de um marinheiro escocês, Alexander Selkirk, abandonado, a seu pedido, numa ilha do arquipélago Juan Fernández, onde viveu só de 1704 a 1709. Robinson Crusoe herda desta história o mito da solidão, na medida em que, depois de um naufrágio de que é o único sobrevivente, vive sozinho durante vinte e cinco anos, antes de encontrar a personagem Sexta-Feira. O romance simboliza a luta do homem só contra a natureza, a reconstituição dos primeiros rudimentos da civilização humana, testemunhada apenas por uma consciência e dependente de uma energia própria."

Anonymous said...

Era isso que eu queria dizer!

Anonymous said...

Já avisei à minha amiga Berê que mandei rezar 10 missas em honra de São Pancrácio pela graça alcançada: um post do Sol. Depois do surgimento do tuíter, feicibuque e quetais, nós, pobres e reles blogueiros, somos relegados a secundérrimo plano, o que não nos desanima, aliás, basta ver o post anterior, em que empurramos uma betoneira carregada ladeira acima durante 65 quilômetros. Mesmo assim, o nobre titular deste minifundio espacial, embora latifundio de idéias, é merecedor de nossa total admiração.

Anonymous said...

Viver é o trabalho eterno de tentar equilibrar pensamentos contraditórios.
Acho que não só a religião é movida a fé. Todo e qualquer formulação de pensamento, seja ele filosófico, técnico, artístico, científico, pressupõe fé, acho eu. (Eu ia escrever creio eu, mas achei demais)
Não sei se movida, como a religião, mas a persistência vem da fé, da crença na execução, do enraizamento da concretude do que está sendo formulado. Mas a questão toda não é a fé, embora o post tenha vindo ao mundo com o nome de Teologia do Indivíduo; acho que o caso do Robinson é exemplar, por um lado, e decepcionante, por outro. Evidente que não precisava dar satisfação a quem quer que seja; porém, e se em vez de escoces ele fosse paraguaio? Em vez de paraguaio, lituano? Em vez de lituano, chines? Seria outro Robinson, vítima para o bem ou mal de sua cultura, de sua maneira de ver o mundo, embora só, num mundo só seu, mesmo deserto. Uma espécie de Saint Exupery sem pequeno príncipe. É político, logo social, logo cultural.

sol_moras_segabinaze said...

Bonito, mas o meu ponto é que nem toda formulação de pensamento tem base na fé.

Se fé é crença sem evidência, há muita evidência da gente conversando aqui, das pessoas andando de um lado pro outro nas ruas, do jogo do Flamengo e etc.

É justamente esse contraste entre fé (uma criação da imaginação) e realidade (factual e perceptível pelos sentidos) que quero apontar.

Anonymous said...

Catch you. Bem, o petismo tem base na fé. Lulismo idem. Chavismo, fidelismo, stalinismo anda now, Umalismo. Como diria o Joaquim, parem as rotativas: acabo de ler pesquisa que revela que apenas 4% dos brasileiros sabem o que é STF. É a minha tese, o Brasil não é aqui. O Brasil é longe pra caramba. É um país que Lula malandramente compreendeu melhor do que ninguém. Formador de opinião? Isso é papo de publicitário. Povão come infomação mastigada seja de que forma for. O maior problema do mensalão foi esse, a incapacidade dos intelectuais do psdb de traduzirem o que é caixa 2. Caraca, Sol, malandragem não sabe nem o que é caixa 1! Lula diria assim: "caixa 2 é quando um bando de safado rouba o dinheiro do povo e bota no bolso." Dá para acreditar num futuro que não seja o petismo num país onde apenas 8 milhões em 200 milhões sabem o que é Supremo Tribunal Federal?

Anonymous said...

You got good points there, so I always love your blog, it looks like you are an expert in this field. keep up the fantastic work, My friend recommends your site.

My blog:
rachat credit pret puis Rachat De Credit credit

sol_moras_segabinaze said...

haha

Anonymous said...

A última, se é que vai haver última: a neta do Lula, atriz, 15 anos, recebeu 300 pilas do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, para montar uma peça. Já vi este post: chama-se Maria Bethania interpreta Fernando Pessoa.

Anonymous said...

A julgar pelos últimos acontecimentos, nem o STF sabe o que é o STF.

Anonymous said...

Tenho para mim que os republicanos não vão aprovar o obamístico plano de redução de teto da dívida. Obama está rindo. Jogou a batata quente pra oposição. Se disserem não, vão ter que se explicar pra opinião pública. Se disserem sim, estarão fazendo uma reverência política pro Obama.O resto? Não tem resto.

Anonymous said...

Sabe, mas não conta pra ninguém.

sol_moras_segabinaze said...

Você quer botar um preço numa peça de Shakespeare? E ainda tem a audácia de questionar esse paitrocínio com o dinheiro dos outros?

2012 se aproxima mesmo.

;-)

sol_moras_segabinaze said...

Veja isso:

http://www.youtube.com/watch?v=tclJA-KgHgM&feature=player_embedded#at=81

sol_moras_segabinaze said...

Melhor momento -> 1:13.

João said...

Esse vídeo confirma minha desconfiança de que a principal característica do petismo não é nem o messianismo autoindultório. É uma cafonice que só a total fala de autocrítica pode explicar.

Anonymous said...

João, eles são de uma breguice que só a pobreza de espírito consegue ter.

Anonymous said...

No calendário espetáculo que inventaram pra enganar patrocinador, há no ridejanero um evento espetacular por ano até 2020. O deste ano foi os Jogos Mundiais Militares.
Houve mesmo esse troço?

Anonymous said...

Minha conclusão: eles estão perdendo a vergonha na cara cada vez mais cedo.

sol_moras_segabinaze said...

Pela "causa", não há necessidade de vergonha na cara, um mero capricho burguês.

Anonymous said...

Romero Jucá disse pra Dilma que não concorda com Jucazinho. Todos os problemas resolvidos! Como é bom ter esta espécie de doença que chama-se pouco se lixar para os fatos.

Anonymous said...

Ontem na Globo News dava-se como certa a volta de Lula em 2014, antes que Dilma restaure toda a moralidade!

Anonymous said...

Este é o único problema do partido: restaurar-se a moralidade. O resto dá pra ir levando de um jeito ou de outro. Geralmente de outro.

Anonymous said...

A gente não sabe se Dilma foi além do que deve por falta de delicadeza ou excesso de força (quero dizer, autoconfiança em relação ao cupanhero), ou então porque ninguém avisou pra ela que não era pra fazer isso ou porque em algum lugar recôndito acha-se escondido um pequeno pedaço de repulsa a esta coisa burguesa que é roubar. Porém existe algo mais burgues do que ganhar 300 pilas por conferência e ter a agenda tomada? Ou ela está preparando mistérios para contar daqui a 4 anos em palestras ainda mais bem pagas?

sol_moras_segabinaze said...

Ela não é páreo pro Lula, falta carisma e bravata.

Anonymous said...

A mulher pegou em armas na ditadura, Sol, enquanto o Lula tomava batida de limão!

sol_moras_segabinaze said...

É, o povo vai se identificar mais com ele mesmo.

Erick Jones said...

Sol, você me ilumina!

sol_moras_segabinaze said...

:-)

Anonymous said...

É verdade. Nada como uma cachacinha pra falar a língua do povo.

Anonymous said...

PR. O lixo que não ousa dizer seu nome.

Anonymous said...

Depois do Sol, quem ilumina seu lar é a Galeria Silvestre, a galeria da luz.

sol_moras_segabinaze said...

O lixo do PR perto do lixo do PT é fichinha, são amadores.

Anonymous said...

Mantega foi eleito o economista do ano.

Anonymous said...

Até porque o PR é parte do lixo do PT.

sol_moras_segabinaze said...

A Associação dos Retardados Mentais é muito generosa.

Anonymous said...

No atual cenário nacional, o melhor é dar todo poder à Comlurb.

sol_moras_segabinaze said...

Não tem a nave-mãe? Então, o PT é o lixo-mãe.

Anonymous said...

Economista não acerta uma única previsão.

sol_moras_segabinaze said...

Depende do economista.

Anonymous said...

Nunca antes na história desse país, mas us cupanhero vai falá que tudo foi feito porque acreditam na democracia e na transparência, custe o que custar. E vai custar caro mesmo.

Anonymous said...

Economista do PT, quero dizer.

Anonymous said...

Sol, você tem idéia do que rolou no Brasil durante o regime militar em termo de lixo com a censura aos meios de comunicação? Com a imprensa funcionando livre está o festival do mete-a-mão. Ops, esqueci que militar
e PT são coisas bem diferentes.

sol_moras_segabinaze said...

Eu questionaria essa história de que a imprensa é livre, é muito dependente ainda das verbas do governo pra ser independente de verdade, além de ser regulada demais.

Anonymous said...

Sim, concordo, mas basta ter um único orgão de imprensa de projeção nacional botando a boca no trombone. O tema imprensa livre daria um post gigantesco. Tem um monte de variáveis, desde jornais de políticos, até jornais de amigos de políticos, até jornais de parentes de políticos, jornalecos do interior que se vendem por 30 dinheiros, jornalões que se vendem por canais de tv, canais de tv que se vendem por tvs por assinatura, até os simples, velhos e digamos, bons jornais dantanho, cujo dono ligava pro deputado dizendo - "o senhor dá duas páginas duplas de anúncio por mês, no contrato, ou contamos aquela história que o senhor gostaria de esquecer a respeito daquele travesti chamado Lili no hotel Central." Chantagem pura e simples. Teve jornal que passou a vida fazendo isso. Acredite, Sol, foi muito mais usual do que se imagina.

sol_moras_segabinaze said...

Concordo com muito do que você disse aí, mas acho que essa chantagem ainda acontece de várias maneiras.

Anonymous said...

Esqueci do apoio silencioso, que é o orgão de imprensa simplesmente não noticiar ou noticiar na página 25, corpo 6, uma coluna. No tempo da ditadura barra pesada mesmo, o Estadão colocava um texto em latim correspondente ao texto que havia sido censurado. O Jornal do Brasil, de tão boa memória, passava recados através da previsão do tempo. O Pasquim dizia que todos seus funcionários não foram trabalhar porque estavam gripados, e assim os leitores podiam imaginar que algo estava acontecendo, mas houve jornais que não só não noticiavam a censura, como davam a maior força pra ditadura militar.

sol_moras_segabinaze said...

Ah sim, certamente.

Anonymous said...

Bolsas despencando feito jaca podre em todo o mundo. O mercado duvidando que os estados vão saber lidar com a crise. Como se o mercado não tivesse nada a ver com isso.

Anonymous said...

Daqui a 30 anos, se viver tanto, a frase estará grudada na pele de Ideli:
"Ela é fraquinha."

sol_moras_segabinaze said...

Fuja do dólar, quer dizer, se te oferecerem, não recuse, mas não invista nele.

Anonymous said...

Você acredita que ontem disseram por aqui que ia bombar? (o ouro)

Anonymous said...

Minha amiga Berê me disse que andaram falando de mim no tuíter. E eu que nem sei entrar no tuíter!E tem mais. Minha vida é um facebook aberto!

sol_moras_segabinaze said...

O ouro sim, vai subir ainda mais.

sol_moras_segabinaze said...

@pingporta E Fred Coutinho secretamente criou um perfil no tuíter para se relacionar com @sol_moras numa tarde de 22 Oct? Bela história. :)

Anonymous said...

Mistérios internéticos!

Anonymous said...

Lula tremia de medo diante de Chavez. O cara não era o fodão do bairro peixoto?

Anonymous said...

E o negão entregou a rapadura, como diria Paulo Francis de Colin Powell.

Anonymous said...

Toda vez que tem nevoeiro tremo de medo, como o cupanhero Lula: sem nevoeiro os caras já roubam, imagina com.

sol_moras_segabinaze said...

http://www.implicante.org/blog/placar-da-rodada/

Anonymous said...

Ainda bem que o governo já está no fim!

Anonymous said...

Falei pra minha amiga Berê falar pra você tirar aquela grana toda que está na Bolsa. A coisa tá feia!

sol_moras_segabinaze said...

Já passei as instruções ao meu trader.

Anonymous said...

Agora pegaram meia duzia de 38 caras no Ministério da....do.....já nem sei mais de que Ministério. Vai ser bacana.

Anonymous said...

O ex dos Transportes voltou pro Congresso, beleza. E a grana?

Anonymous said...

E se Dilma estiver fazendo o seguinte raciocínio? Tem um monte de maracutaia, tudo ancient regime. Ela, escudada na opinião pública, vai fazendo a faxina. O povo gosta. Ela só varrendo o lixo do Lula. Trinta e oito hoje, quarenta semana que vem, aos poucos o pessoal vai acostumando e, mais do que isso, pensando: peraí, essa mulher é mais séria do que o Lula, que durante seu governo manteve todos os larápios. Daí chega 2014. Daí chega uma pesquisa de opinião dizendo que Dilma é a preferida do povão para presidente(a). Ops. O PT faz o que?

sol_moras_segabinaze said...

São migalhas perto do que se rouba todos os dias, sem contar o custo de oportunidade.

Anonymous said...

A Bolsa nos EUA subiu esperando a fala do FED. Lá e aqui. Na Ásia caiu tudo. Na Europa está tudo mais ou menos. Ou seja, confa na casa de noca.
Meanwhile, na Inglaterra...

sol_moras_segabinaze said...

Se ela realmente enfrentar os corruptos mais aparentes, eles colocam a boca no mundo, jogam m... no ventilador e fazem um Mensalão 2.

Vai ser divertido de acompanhar, mas acho que ela só vai cortar os galhos mais aparentes pra raiz permanecer intocada.

Anonymous said...

Li hoje online que iam restaurar a pirâmide mais antiga do mundo. "Do século 17", esclarece o site. Faltaram só duas letrinhas: AC. O cara errou apenas por 3.400 anos.

Anonymous said...

Beleza, mas os galhos mais aparentes dão uma vista danada pra opinião pública que é, como se sabe, a única coisa que realmente importa ao PT.

Anonymous said...

A Inglaterra está um espetáculo. Culpa do políticamente correto.

sol_moras_segabinaze said...

Não sei os pormenores, mas tudo indica que sim.

Anonymous said...

Tem mais uma coisa: os politicos corruptos mais aparentes diante do monstro opinião pública vão ter que meter os galhos aparentes dentro, porque vai pegar mal defender corruptozinho de segundo escalão. Uma encrenca que presidente de partido vai ter que engolir da boca pra fora.

sol_moras_segabinaze said...

Mas veja só, os jornais até noticiam essa corrupção generalizada, mas vão, ao mesmo tempo, blindando a gerentona do esquema, que ainda coloca o Amorim como chefe dos militares, isso foi um escárnio que vai render muito também.

Anonymous said...

Berê foi vista num café de Ipanema seguindo as orientações da presidenta: consumiu um pingado e um cookie. Berê é que sabe das coisas...

sol_moras_segabinaze said...

Sabe tudo e mais um pouco.

Anonymous said...

A mensagem que estão passando para a opinião pública é: Dilma está botando pra correr os corruptos. Ponto. (Como gostava de falar o Jobim quando todo pimpão brincava de aviador durante a crise da ANAC) O subtexto da mensagem é: peraí, esse povo todo era do governo Lula, e ele não mandou ninguém embora. Logo Lula era assim com os corruptos. Que pessoa a opinião pública gostaria de ver em Brasília, um sujeito que deixa a corrupção comer solta ou uma sujeita que bota os corruptos na cadeia?

sol_moras_segabinaze said...

Veremos. Ela é tosca demais, mas realmente não supera o antecessor.

Anonymous said...

O Amorim vai comer milho na mão de Dilma: passou 8 anos no palco sob a luz dos refletores e os últimos 6 meses no total ostracismo. Imagina se ele vai se meter a besta com militar de confiança da Dilma.

Anonymous said...

Mas aí é que está a diferença: ela não supera no discurso mas supera na ação - e o povo tá muito mais preocupado com ação do que discurso.

sol_moras_segabinaze said...

Não compartilho desse seu otimismo com a Dilma, mas beleza.

Anonymous said...

Não, não é otimismo. Ela está fazendo o que nunca antes na história do petismo se fez. Ou melhor, nunca antes na história do fisiologismo. Ou melhor, nunca antes na história da governabilidade.

Anonymous said...

Bovespa sobe 4% esperando declaração do FED. Quer dizer, ou os caras tem inside information, o que acho difícil, ou trata-se da boa e velha especulação com a grana alheia.

Anonymous said...

Ou a Dilma é maluca ou está armando um plano a longuíssimo prazo.3 anos.

Anonymous said...

O Eike declarou que o sange dele está geladérrimo. Hmmmmmm. É bom ou ruim?

sol_moras_segabinaze said...

É amigo dos amigos, tem o BNDES sempre pronto pra ajudar.

Anonymous said...

Sempre esqueço do bom e velho bndes!

Anonymous said...

FED manteve os juros entre 0 e 0,25% NYSE caiu, Bovespa subiu. Que leitura é essa? Pra quem está dentro de casa o fogo sempre queima muito mais? Juro que não entendo. Quer dizer, entendo: especulação.

Anonymous said...

Agora faz sentido: a Bovespa foi a 5.1% + e a NYSE começa a subir agora.
A Ásia deve bombar hoje à noite. Menos mal.

sol_moras_segabinaze said...

Essa taxa de juros articialmente baixa é a principal causa dos ciclos de boom e bust.

Saíram da bolha da Nasdaq criando a bolha imobiliária, agora vão insistir nisso até o dólar entrar numa espiral inflacionária.

Anonymous said...

Fico pensando: por que o pt não tem pelos políticos o mesmo ódio que tem das elites?

sol_moras_segabinaze said...

Não é óbvio?

Anonymous said...

Claro, óbvio, mas e a nova pesquisa sobre a pop da dilma? Pegaram um monte de ladrão colocado pelo lula e quem se ferra é a pobre coitada da dilma que despenca para 47% de popularidade - em função dos escandalos sucessivos. Impressionante.
Quem aposta na incapacidade de raciocínio do povo sempre ganha dinheiro.

Anonymous said...

A PF divulgou que avisou o Ministro da Justiça sobre as prisões 48 horas antes.Ministro nega. Veementemente.
Veemente mente.

Anonymous said...

Ministerio do Turismo destinou quase 10 milhões ao turismo no Amapá. No ano passado o estado recebeu 490 turistas estrangeiros. Ô, ô!

sol_moras_segabinaze said...

Político mentir? Qué isso!

Anonymous said...

Sol, leia páginas amarelas da veja desta semana. Pergunta: por que o Brasil deu acolhida ao Battisti?

sol_moras_segabinaze said...

Fiquei sabendo, foi com o Anthony Daniels, né, também conhecido como Theodore Dalrymple? Tô escrevendo um negócio aqui, calma aí.