Tuesday, April 01, 2008

Máximas sobre o individualismo


Um conceito deturpado, confundido com um egoísmo venal, sem consideração ou empatia com o próximo. Not at all. Todos são individualistas, cada um a seu modo. É da natureza humana, algo inerente à sobrevivência. Mesmo o ser mais abnegado em ajudar o outro é um individualista. Ele faz o que faz por uma escolha. A não ser que se acredite em algum tipo de determinismo:

"Você não tem controle sobre os seus atos porque a sua genética assim determinou. Ou então: você não tem controle sobre os seus atos porque as circustâncias do seu meio não lhe permitem qualquer escolha."

Anule o ego e o que sobra? Um não-indivíduo. E como alguém que não tem ciência de si próprio é capaz de ajudar os outros? É o indivíduo que raciocina e diferencia o certo do errado que é capaz de agir e melhorar as coisas que imagina importantes de serem melhoradas.

O indivíduo é um fim em si mesmo, não um fim sacrificável. Sua existência não é uma concessão do estado e só se é livre quando existe a oportunidade tanto de errar quanto de acertar. E é nesse processo de tentativa e erro que a pessoa aperfeiçoa a razão, seu instrumento básico de sobrevivência.

Isso não inviabiliza as associações. Pelo contrário, o auto-interesse estimula a cooperação, o dar e receber materializado nas trocas voluntárias, que não se baseiam apenas em dinheiro. Você que está lendo acha razoável a declaração de que o seu corpo lhe pertence? Então o corpo é a sua primeira propriedade, ele é seu e através dele você interage com o ambiente.

Um indivíduo ciente de si mesmo é também alguém ciente dos outros. Respeita os outros da mesma maneira que gostaria de ser respeitado. Não cria regras que não possam ser seguidas por todos, inclusive por ele. Não faz com os outros o que não gostaria que fizessem com ele. É livre pra perseguir os seus objetivos, mas assume as conseqüências dos seus atos. Karma is a funny thing. O que vai, volta. E por aí vai.

Todos estão livres de contradições? Não mesmo. Mas isso não impede um esforço sincero pra aparar as próprias arestas. É importante saber onde se está errando, e isso só é possível com o auto-conhecimento obtido através da razão.

Quem escraviza o indivíduo são os autoritarismos e totalitarismos, que o reduzem a uma mera peça da engenharia social. Individualismo é voluntarismo, é a crença no ser humano e na sua capacidade de pensar e agir por conta própria, sem entidades ditatoriais ou sobrenaturais criadas por outros seres humanos lhe dizendo o que pode ou não pode fazer, sendo limitado apenas pela natureza e pelo direito dos demais.

No comments: