Wednesday, June 05, 2013

Desigualdade e diversidade 2

Então desigualdade e diversidade são conceitos semelhantes usados de maneira diferente pela narrativa oficial: desigualdade cultural = bom, diversidade material = mau; desigualdade material = mau, diversidade cultural = bom. É um problema, porque cultura e acesso aos bens materiais não são domínios diferentes, diversos ou desiguais e estão interligados. Um herdeiro, por exemplo, de um europeu carrega valores diferentes, diversos e desiguais em relação a um herdeiro de uma tribo indígena. Um tem séculos de discussão moral, literária, científica e tecnológica que o levaram a um certo tipo de civilização enquanto o outro descende de uma cultura ágrafa que usa instrumentos do neolítico e dança pela chuva; até que - um belo dia - esses dois mundos se encontram. Há um choque e as diferenças diversas e desiguais causam conflitos violentos. Pra completar, os europeus ainda trazem escravos vindos de uma outra cultura diferente, diversa e desigual - eis o Brasil. (Nota no fim de 2015: esqueci de falar da imigração japonesa e européia do século XIX) Esses desníveis culturais e, conseqüentemente, de poder atravessaram alguns séculos aos trancos e barrancos até chegar-se ao imperativo político de hoje: igualdade material com diversidade cultural. Pra resolver esse impasse entre equalização material e diferenciação cultural, o monopólio da força é convocado (como se não tivesse culpa no cartório) pra exercer o seu direito cósmico-divino de tirar de uns pra dar pra outros - tomando pra si uma boa parte como comissão - enquanto tenta promover (através de leis, subsídios e proteções) as culturas diferentes, diversas e desiguais. Como a cultura não é algo monolítico (nem a do neolítico era), esse arranjo coercitivo e artificial acaba se transformando numa guerra de todos contra todos pelo controle da máquina estatal que vai tentar então impor essa agenda paradoxal, em que bases diferentes, diversas e desiguais perseguirão resultados iguais, semelhantes e equivalentes. 

6 comments:

Eduardo Pinha said...

A política atual, por ignorância e picaretagem, é mestre em misturar coisas diferentes e tentar uniformiza-las. Outro exemplo similar é POBREZA X DESIGUALDADE. São duas coisas bem diferentes mas que entram em debates públicos como se fosse a mesma questão.

sol_moras_segabinaze said...

Verdade.

pablita said...

outra diferença: bem e mal vs. bom e ruim...

lex lilith said...

publiquei uma vez só, 13 de maio às 11:37
também não fiquei TÃO entusiasmado assim
:)

sol_moras_segabinaze said...

Publicou duas que eu vi e comentou aqui no post errado, mas beleza, Alex.

sol_moras_segabinaze said...

Pra ser justo, você o publicou uma vez e a outra deve ter sido o comentário que você fez no liberdade.br que foi parar na sua timeline.

O ponto e a divergência continuam.

Ab