Wednesday, March 11, 2009

Mercantilismo nacionalista 2

"Com o advento da crise econômica, voltou à baila o protecionismo, incrementado pela esdrúxula cláusula buy american, colocada no “pacote de estímulo” recentemente embrulhado pelo Governo Obama. Uma das coisas mais complicadas — e muitas vezes inúteis – que existem é explicar às pessoas que políticas protecionistas são nocivas para qualquer país, tanto econômica quanto socialmente. A maior dificuldade talvez resida na crença, altamente difundida, de que os interesses dos produtores são mais importantes do que os dos consumidores. A indústria, os serviços ou a agricultura nacionais são, via de regra, motivo de preocupação geral, principalmente por parte dos políticos, dos burocratas e da imprensa, enquanto os consumidores são colocados em segundo plano. A concorrência externa é vista amiúde como deletéria à saúde econômica dos países, já que, segundo o senso comum, ela desestimula a produção nacional e, conseqüentemente, coloca em risco os empregos e os salários dos trabalhadores locais. Limitados por uma visão míope e de curto prazo, a grande maioria não percebe que o preço que paga a mais por um produto nacional protegido é dinheiro que deixa de irrigar outras atividades e empreendimentos que estariam prosperando, não fosse a interferência da lei, como tentaremos explicar adiante." - João Luiz Mauad (http://www.ordemlivre.org/?q=node/514).

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