Aqui no Rio tá acontecendo um negócio maravilhoso. A propaganda nas ruas está desaparecendo. Consigo até ouvir os pensamentos: "Mas tem que desaparecer mesmo!" Um outdoor anunciando um refrigerante fere a sensibilidade estética dessas pessoas. "É a dominação do capital!" Qual é o problema com o "capital"? Nunca vi ninguém rasgando o "capital". [ato falho] Quanto mais competição e propaganda, melhor pra economia e pro "capital" de todo mundo. Então a gente vai no centro do Rio e percebe que havia mais outdoors na década de 80, durante a gestão Brizola, e que o lugar tá parecendo o centro de um país do leste europeu. Enquanto isso, os outdoors do governo estão liberadíssimos, anunciando as suas realizações (são tão bonzinhos!) e os eventos esportivos que vão estar concentrando a corrupção e o superfaturamento nos próximos anos.
Tuesday, June 02, 2009
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3 comments:
Não tenho opinião formada sobre essa questão no Rio, porém amigos paulistas me dizem que lá foi importante pois a cidade parecia o contrário de leste europeu, era feio demais.
E estou falando de amigos capitalistas :)
Existem questões de ordem urbana que podem transcender questões econômicas?
Não podemos colocar a poluição visual no mesmo patamar que a poluição sonora?
O dono tem o direito de colocar a propaganda que ele quiser na sua propriedade, contanto que não invada a propriedade alheia. Se é "feio" ou "bonito", trata-se de um julgamento subjetivo.
Eu preferia São Paulo antigamente com todos aqueles outdoors e luminosos, a cidade parecia mais viva, menos opaca.
"Não podemos colocar a poluição visual no mesmo patamar que a poluição sonora?"
Boa questão. Vou pensar a respeito e tentar responder depois.
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